COMO LIDAR COM A DEPRESSÃO

como-lidar-com-a-depressaoOs motivos que levam uma pessoa a ficar deprimida são muitos. Mas existem regras de estilo de vida que ajudam a prevenir a situação.

A visão puramente mecanicista do corpo humano tende a definir depressão como uma alteração do mecanismo bioquímico do sistema nervoso que, de alguma maneira, perdeu a capacidade de produzir suficiente quantidade de serotonina. É a depressão endógena. Nesse caso, a doença seria mais um problema intrínseco do organismo, ao invés do resultado da atuação de fatores relacionados com o comportamento pessoal do indivíduo. Quando as circunstancias são as causas diretas, falamos de depressão reacional e, uma vez afastadas as circunstâncias causadoras, o equilíbrio emocional estaria novamente assegurado.

Causas

Há varias causas que podem levar qualquer pessoa a se sentir deprimida. Qualquer adversidade, frustração, doença, excesso de trabalho, falta de sono, pouco exercício, excesso de alimentos, problemas conjugais, dificuldades com filhos, problemas financeiros. A lista é quase interminável. Até grandes conquistas podem levar a uma depressão. O estresse, ou melhor, o distresse, levará seguramente à depressão, tão logo tenhamos esgotado nossas reservas de energias. O uso de bebidas cafeinadas e outros estimulantes, inclusive alguns medicamentos indicados para depressão, a longo prazo, terminam exaurindo as forças vitais levando a um estado depressivo que, uma vez instalado, pode causar outras enfermidades.

Os sinais

Podemos saber que estamos deprimidos quando nosso estado de ânimo cai e perdemos a vontade para executar as tarefas normais. Muitas vezes temos um sentimento de culpa, nos estimamos de pouco valor, tendemos ao isolamento. Nos casos mais leves, ou na fase inicial, recusamo-nos a fazer as tarefas mesmo sem vontade. Nos casos mais severos, ou na chamada depressão maior, já não conseguimos realizar nossos deveres e, às vezes, o abandono geral da vida começa a ser cogitado.

Embora a depressão afete ambos os sexos, há um predomínio entre o sexo feminino. As responsabilidades que a mulher tem assumido nos últimos tempos, acumulando várias funções, simultaneamente, sem falar nas atividades tradicionais, certamente cobram o seu tributo.

Como enfrentar o problema

A análise objetiva da causa deve ser feita sem receios. Muitas pessoas não suportam o acúmulo de pressões e atividades que exercem. Em tais circunstâncias, o esgotamento é só uma questão de tempo. As prioridades da vida devem ser revistas. É preciso dar atenção especial à saúde.

As seguintes sugestões podem ajudar, naturalmente:

1. Separe tempo para exercitar-se. Sem isso é praticamente impossível manter o bom equilíbrio emocional e mental.

2. Adote uma dieta natural, alimentando-se em horários corretos e regulares. Os alimentos integrais fornecem muitas vitaminas de que o sistema nervoso precisa para se manter equilibrado.

3. Repouse adequadamente. Tenha, pelo menos, oito horas diárias de sono e vá para a cama, de preferência, bem antes da meia-noite.

4. Caminhe ao ar livre sempre que possível, evitando o ar viciado de ambientes fechados. Exposição à luz solar tem efeito antidepressivo.

5. Procure manter uma atitude mental positiva, não cedendo à pressão dos sentimentos negativos.

6. Confie em Deus. Através da prece e da meditação, deixe nas mãos divinas os problemas que trazem preocupação a você. Deus vai lhe mostrar uma saída.

Escrito pelo Dr. Manfred Krushe

Fonte: Alcance o Poder

The following two tabs change content below.
Há 12 anos compartilhando mensagens de esperança na web. Idealizadora e administradora do site www.OraVemSenhorJesus.com, um ministério evangelístico voluntário e sem fins lucrativos. Nas horas vagas formata powerpoints e edita vídeos com mensagens edificantes para abençoar vidas. Ama a Deus, a família, os amigos, música e os animais ❤
Receber lindas mensagens do site