Salmos 23:4 – Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo.
Salmo de Davi, onde ele declara sua fé e confiança em Deus. Descreve em figura de linguagem e estilo prático uma situação panorâmica insustentável.
Um profundo vale sem luz onde as asas da morte projeta sua sombra sobre os despenhadeiros. Sem contornos. Um desafio para a sua fé. Porém Davi declara: Não terei medo.
Davi não declara que ele está neste vale, mas se tiver de passar não temeria por causa da presença de Deus em sua vida.
O vale era figurado, mas na vida era literal, real.
Em outros Salmos Davi declara que ainda que estivesse rodeado de trevas e noite, para Deus trevas e luz são a mesma coisa. Deus estaria presente com ele.
Jó também declara sobre este vale figurado dizendo: Terra de trevas e da sombra da morte; terra de negridão, de profunda escuridade, terra da sombra da morte e do caos, onde a própria luz é tenebrosa. Jó 10:21-22.
Entre todos os momentos tenebrosos da nação Judaica, por causa de sua fé em Deus, temos sua vitória neste vale tenebroso 1939-1945, o Holocausto com seis milhões de mortos.
14 de maio de 1948, Israel recebeu o status de Estado com a Declaração de Independência, resolução da ONU. Proclamação feita por David Ben-Gurion.
Davi venceu.
Jó venceu.
Israel venceu.
Nós venceremos porque o Senhor está conosco.
Disse Jesus: Eis que estou convosco até a consumação dos séculos.
Ora vem, Senhor Jesus!
Pastor Malta.
Ouça o hino: “Comigo Estás” – Rachel Novaes:

Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! Salmos 119:97
