SÁBADO X COPA

sabado-x-copaA mulher adúltera!
E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno mulher; vai-te, e não peques mais.
João 8:11

Todos os cristãos, todos que acreditam em DEUS, necessariamente acreditam na criação. Deus criou o mundo, e a bíblia diz que no SÉTIMO DIA, DEUS descansou de toda obra que fizera da criação. [E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. Gênesis 2:2] O SÉTIMO DIA foi santificado, e não há na Bíblia qualquer ordenança que essa santificação fosse trocada por outro dia ou, até mesmo anulada. Nos 10 mandamentos, DEUS pede para lembrarmos-nos desse dia estabelecido lá trás na Criação, e não esquecê-lo. O Próprio Jesus – enviado pelo Pai celeste disse que não veio à Terra para abolir a lei, mas sim, para ser exemplo e cumpri-la! [Não cuideis que vim anular a lei ou os profetas: não vim anular, mas cumprir. Mateus 5:17]

Sempre fui Adventista do Sétimo Dia. Nasci nesse berço cristão e se hoje mantenho essa fé em Cristo Jesus, não é por mero costume ou tradição. Gosto do dia de sábado como um dia especial. Um dia que descanso das atividades normais dando espaço para louvor e adoração ao Criador. Durante a semana eu louvo e adoro a meu Deus, mas o sábado é um dia separado ORDENADO por ELE.

Fazer por amor

A guarda do sábado deve ser feita com AMOR! Não é uma obrigação. Quando você está em comunhão com Deus, você sente vontade espontaneamente de guardar suas leis e obedecê-lo conforme a Sua vontade. Quando lembramos alguém de fazer algo com amor praticamos um ato que DEUS não se agrada. Forçar psicologicamente, manipular, apontar o dedo para o erro alheio, vem sendo algo que SATANÁS se utiliza para criar discórdia dentro do povo de DEUS. Quantas vezes já utilizamos ou já fomos alertados da seguinte frase: “OLHA, HOJE JÁ É SÁBADO…”? A lei de DEUS deve ser escrita no coração das pessoas, e isso envolve um processo. O amar é uma decisão, algo que motiva a crer que aquilo é bom. Para isso, você é convencido para tanto! Não existe conversão sem amor a Deus e as suas leis!

Brasil e Chile, o jogo deste sábado, dia 28/06/2014

Como já era de se esperar, uma enxurrada de piadinhas “cutucantes” e “alfinetadoras” tomaram com das mídias sociais esta semana para os sabatistas, os guardadores do sábado. O lembrete que no sábado é proibido assistir ao jogo do Brasil com o Chile. Pessoas dando ideias para que haja um momento de vigília e oração no horário do jogo, “PARA QUE O POVO DE DEUS NÃO ASSISTA A ESSE JOGO NO DIA SANTIFICADO”. Esse tipo de cobrança mais afasta as pessoas de DEUS do que convence que essa lei é importante na vida das pessoas, pelo separar de um dia para comunhão intima com Deus em memorial de TUDO o que ELE criou e pediu observação. Deus não se agrada desse tipo de louvor e adoração a Ele, se não for feito com Amor. Um louvor forçado com os ouvidos ligados no primeiro som dos rojões, se o Brasil marcar um gol.

A pergunta que não quer calar

Roberto, é pecado assistir ao jogo no sábado? Sim! É pecado TUDO que nos afasta de DEUS. Tudo o que colocamos no lugar de DEUS, é considerado idolatria. Passamos uma vida lamentando sobre Deus não nos abençoar, mas na verdade nossos corações não estão prontos para receber ricas bênçãos, pois ainda existem banalidades sendo ocupadas no lugar de DEUS. Deus só é bom na hora da bênção, mas, e a nossa fidelidade? Como ela fica? Aonde temos depositado confiança, atenção, respeito…? Não são somente os jogos, mas, qualquer atividade que ocupe nossa atenção, passamos a desprezar esse presente de Deus, o sábado. O tempo que ELE pediu, o dia que ELE santificou, “esquecido”! Deus sabia que o nosso coração tomaria decisões motivadas à vaidade, intemperanças, orgulho e muitos outros aspectos que nos fazem fracos a ponto de se ESQUECER. Sabiamente, DEUS inclui nos 10 Mandamentos o único pedido de lembrança: Guardem este dia. Lembra-te do dia de sábado o para Santificá-lo. Façam desse dia, um dia separado, diferente dos dias das suas atividades no trabalho, casa, escola, faculdade…

De nove mandamentos, apenas um DEUS pede para lembrarmos. Deus sabia que nesse mundo teria uma Copa do Mundo que seu time poderia jogar bem no Sábado. Logicamente, Deus conhece tudo, sabe de todas as coisas e não escreveu essa observação no mandamento referente à lembrança da guarda do sábado por causa de um jogo banal. Ele escreveu porque te ama. Quer que todos os sábados de sua vida sejam assim: ligado a Ele.

Liberdade

Graça é a oportunidade, vida que JESUS ofereceu para que eu e você possamos tomar boas decisões. Graça não quer dizer que Jesus permitiu com a sua morte podermos fazer o que queremos, pois Sua graça permite. Afinal, Ele morreu pelos nossos pecados. Sim, Jesus morreu pelo pecado do mundo, mas isso não significa que posso pecar, posso errar, tudo pode! Sendo assim, não se deveria viver pela graça, mas sim pela misericórdia. Seria um afronta contra Deus ver Seus filhos pecando, interpretando que podem pecar porque vivem debaixo da Graça. Ele (DEUS) quer nossa obediência, e sequer anulou qualquer lei para que possamos ser errados em todos os aspectos da vida. Jesus cumpriu a lei e ainda disse para a mulher adultera: vai e não peque mais! Deus te fez livre! Você escolhe que caminho seguir. Ele orienta aos seus amados para não pecar, para não cair em tentação. Porém, você é livre. Livre pra escolher se assistirá ao jogo deste sábado ou não! Maria poderia ter escolhido seguir com sua vida pecaminosa, ou seguir uma vida nova em Cristo!

Posso assistir ao jogo?

Sim, claro! De verdade não existe diferença alguma para você que deseja assistir ao jogo e uma pessoa que estará apresentando disfarçadamente uma atitude de fé com o celular ligado, com os ouvidos prontos pra escutar a voz do mundo gritar GOLLLLL. Deus te FEZ LIVRE para escolher. Sua atitude externará a qualidade de sua fé, o que é mais importante para você! Não importa onde você esteja na hora do jogo. O que importa é onde estará seu coração.

Religião do Não?

Tudo isso acima é apenas a verdade Bíblica. Não sou ninguém para falar o que deve ser feito, punir ou apontar erros. Eu e você somos livres em nossas decisões. Você faz a escolha que você julga melhor para sua vida! A Igreja nunca deve ser uma religião do não, do Deus que castiga. Devemos ser uma religião de oração, que aceita com amor os que erram. Devemos ser constrangidos pelo amor, jamais pelo julgamento de nossos erros. Toda instrução bíblica tenho que colocar em prática em minha vida, não na vida de quem “julgo” pecar.

Conclusão

Adulterar é pecado, assim como não guardar o sábado também é pecado. Esses mandamentos fazem parte eternamente das leis de Deus, queira você entender assim ou não. Não adultere a guarda do sábado colocando outros amores nesse relacionamento com Deus. Lembra-te do dia que DEUS estabeleceu santo e o mantenha assim. Muitas vezes, pequenas e simples escolhas do dia-a-dia são como treinamento para escolhas maiores e mais sérias. Quem sou eu pra julgar aqueles que cederão à vontade de ver o jogo? Mas fica esse verso para profunda reflexão do que externaremos neste sábado com atitude de fé para com Deus.
“Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. … A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.” Romanos 14:12, 13 e 22

FELIZ SÁBADO NOS BRAÇOS DE JESUS!

Roberto Passos

Clique aqui e baixe gratuitamente o livro A Única Esperança

Assista ao clipe musical “Presente de Deus – Arautos do Rei”

The following two tabs change content below.
Nasceu em São Paulo, na cidade de Barueri. Atualmente reside na cidade de Cotia, próximo da Grande São Paulo. Destacou-se com a qualidade de diversos trabalhos na internet por seu profissionalismo e dedicação. Adventista de berço, colabora significativamente em projetos missionários da sua área de atuação.

Latest posts by Roberto Passos (see all)

Receber lindas mensagens do site