SETE ILUSTRAÇÕES SOBRE A BONDADE

7-ilustracoes-sobre-bondadeFazer o bem não é coisa fácil! Fazer o bem levanta a hipótese de suspeita. Você é mais mal interpretado ao ajudar alguém, do que fazer o mal que todos esperam normalmente, um do outro.

Vou contar Sete ilustrações para nos ajudar a proceder em graça e fé, realizando a bondade, revigorando esse dom em nossos atos, por mais difícil que seja.

Ilustração 1 – Nada é Inútil

Uma jovem, que gostava muito de flores, estava cultivando uma roseira junto de certa muralha de pedra. Crescia a planta vigorosamente, mas não florescia. Dia após dia a moça a cultivava, regando-a e fazendo o possível para que ela produzisse.
Certa manhã em que a jovem, desapontada, permanecia perto da roseira, julgando que todos os seus esforços tivessem sido inúteis, ouviu a voz de sua vizinha. Era uma inválida que vivia presa à sua habitação. A vizinha lhe dizia: “Você não pode imaginar o quanto tenho desfrutado com as flores da roseira que você plantou”. A moça, erguendo-se sobre a muralha, pôde ver do outro lado dela grande quantidade de botões de rosas. Uma haste da planta, atravessando um interstício da parede, fora florescer belamente do outro lado.

Para pensar: Aí está uma lição magnífica. Muitas vezes somos tentados a julgar que os nossos esforços estão sendo inúteis, quando realmente estão eles produzindo efeitos onde a nossa percepção não os apanha. A nossa missão é a de fazer o bem: os frutos aparecerão onde e quando a Providência o determinar.

Ilustração 2 – Há males que vem para o bem!

Conta-se que certo colportor estava vendendo exemplares da Bíblia nos carros de um trem, quando um viajante o chamou e comprou cinco exemplares. Depois de pagá-los, lançou-os pela janela, o que muito entristeceu o colportor.
Na próxima estação, o servo de Deus tentou voltar para apanhá-los, mas desanimou porque a distância era grande. Tempos depois, esquecido o incidente, o colportor volta a viajar na mesma estrada de ferro, tendo obtido licença para visitar os seus funcionários, que residiam dos lados da via férrea. Ficou surpreso quando viu que em casa de um guarda existia um exemplar da Bíblia, dos cinco que foram, havia tempo, lançados pela janela do trem.
Esse guarda contou ao colportor que quisera muito ter um exemplar das Escrituras, mas que nunca teve dinheiro para adquiri-lo. E que um dia achou no leito da estrada o exemplar que tinha em sua casa, o qual lia com os seus diariamente.
Jogando pela janela os cinco exemplares, o incrédulo quis acabar com os que eram vendidos pelo colportor. Entretanto, sem jamais pensar, o seu gesto irreverente serviu para beneficiar pelo menos uma família!

Para pensar: Somos caçados diariamente pelas forças do mal. Investimentos, realizações de sonhos, dedicação jogadas fora pelo autor do mal. Por mais difícil que seja seguir fazendo o bem – com os soldados do mal te prejudicando – faça o bem em nome de Jesus. Ele destinará o que foi perdido para “um” que o ache!

Ilustração 3 – A gratidão.

Uma senhora visitou a cidade de Nova York e viu junto à calçada uma meninazinha maltrapilha, tiritando de frio e olhando ansiosamente para uns ricos bolos que se achavam expostos na vitrina. Parou ali e, tomando pela mão a pequena, levou-a para a confeitaria. Embora soubesse que, na realidade, um pão seria melhor para aquela criatura faminta do que um bolo, comprou-lhe o bolo desejado. Levou-a então para uma loja, comprou pra ela um vestido e outros agasalhos. A pequena olhou firme ao rosto daquela senhora e, com toda a simplicidade, perguntou:
– A senhora é esposa de Deus?

Para pensar: Ouço muita gente dizendo que se decepciona ao doar algo pra alguém. O alvo “Para fazer o bem” sempre quer mais, tipo: se dou a mão quer logo o pé! Mas, não precisa de muita coisa. Deus nos dá o que necessitamos. Assim devemos dar aos necessitados, o que precisam apenas. Um ato de amor para com o próximo não é algo complicado. Apenas faça conforme a necessidade exigir. Qualquer coisa que você dê a mais pode gerar insatisfação e frustração. Atenda aos desejos dos necessitados na sua carência, e nada mais!

Ilustração 4 – Ajude como se estivesse ajudando a Jesus.

Um homem muito beneficente disse: “Há alguns dias, levei a uma pobre senhora um agasalho (quente, mas bastante usado), e dois pães – pão bom, mas já endurecido. Fazia muito frio, e o agasalho foi recebido com gratidão. A pobre mulher estava com fome, e o pão foi apreciado. Mas hoje, enquanto eu ouvia o sermão, conclui que, se tivesse refletido que era Jesus a quem eu visitava, na pessoa de um de Seus discípulos, eu lhe haveria levado um agasalho novo e pães frescos.

Para pensar: Por mais ingrato que seja seu alvo de ajuda, bondade e caridade, faça com amor! Dê o que você pode dar de coração.

Ilustração 5 – Boas Obras de Misericórdia

Um exemplo simples de misericórdia, ou bondade, teve lugar em S. Luís, Missouri, tempos atrás. Quando um motorista de ônibus deu uma forte freada para evitar atropelar um cachorrinho atordoado e perdido, um polícial desceu do ônibus para colocar o cãozinho sem dono na calçada.
Ao entrar novamente no veículo, o animalzinho o seguiu, abanando a cauda. O policial fez várias tentativas para deixá-lo fora, mas não conseguiu, de modo que o levou para o ônibus. “Alguém quer um cachorrinho?” indagou. Como não houve resposta, ele apenas sorriu e murmurou: “Bem, creio que meus filhos poderão cuidar de mais um”.

Para pensar: Quão atrativa se torna a religião de uma pessoa por atos de misericórdia! Não admira que uma meninazinha uma vez orasse: “Querido Senhor, ajuda toda gente má a ser boa, e ajuda toda gente boa a ser bondosa”. Cuidar dos animais também é um ato de cuidado que DEUS espera de nós, desde a criação no Éden.

Ilustração 6 – Sendo um Amigo de Paz!

Alguns cortesãos reprovavam o imperador Sigismundo, porque em lugar de destruir os inimigos conquistados, ele os favorecia.
– Efetivamente, não destruo os meus inimigos quando os faço meus amigos – respondeu o imperador.
Quando perguntou a Alexandre o Grande como havia podido, em tão pouco tempo, conquistar tão vastas regiões e ganhar um nome tão grande, ele respondeu:
– Usei tão bem os meus inimigos que os obriguei a serem meus amigos e os trato com uma consideração tão constante que eles estão unidos, para sempre, a mim.

Para pensar: Você pode ter inimigos em casa, no trabalho, na vizinhança, na escola ou faculdade. Você apenas será um grande homem se tiver a inteligência e sabedoria para aceitá-los e servi-los como amigos! Serão seus aliados na sua humildade!

Ilustração 7 – Sendo Cortês

Um idoso escocês estava levando o grão em saco ao moinho, no lombo de um cavalo, quando este tropeçou e o grão caiu ao chão. Sendo já muito idoso, não tinha forças para levantá-lo; mas viu que se aproximava um cavaleiro e pensou em lhe pedir que o ajudasse. Mas, o cavaleiro era o nobre que morava no castelo que ficava ali perto e o lavrador não tinha coragem de lhe pedir um obséquio. Porém, o nobre era um cavalheiro, e sem esperar que lhe pedissem, apeou do cavalo, e os dois puseram a carga no lombo do animal.
João, que também era cavalheiro, tirou o boné e disse:
– Meu senhor, como poderei eu agradecer-lhe tanta bondade?
– Facilmente, João, replicou ao nobre: sempre que você ver um homem nos mesmos apuros em que estava agora, ajude-o, e esse será o meio de me agradecer.

Para pensar: Seja sempre cortês, leve a adiante um ato de amor e esperança. Não deixe essa corrente ser quebrada pelo orgulho ou vaidade! Amanhã pode ser sua vez de precisar de ajuda!

Nessas Sete ilustrações, escrevi a frase chave que todos nós deveríamos anotar na alma e não nos esquecer:

Nada é inútil”, pois “há males que vem para o bem”, com “a gratidão”, para que você “ajude como se estivesse ajudando a Jesus”, realizando “boas obras de misericórdia”, “sendo um amigo de paz” ,“sendo cortês”.

Que Deus te guie nesta jornada do bem, guiando e te colocando no local certo, na hora certa, mesmo que os resultados sejam transparentes. Se assim proceder e fizer isso por amor a Jesus, Deus te coroará dizendo: Eis aqui meu servo bom e fiel!

Um ótimo sábado!

Com estima Cristã

Roberto Passos

Clique aqui e baixe gratuitamente o livro A Única Esperança

Assista ao vídeo “Vou Testemunhar – Sonete”

The following two tabs change content below.
Nasceu em São Paulo, na cidade de Barueri. Atualmente reside na cidade de Cotia, próximo da Grande São Paulo. Destacou-se com a qualidade de diversos trabalhos na internet por seu profissionalismo e dedicação. Adventista de berço, colabora significativamente em projetos missionários da sua área de atuação.

Latest posts by Roberto Passos (see all)

Receber lindas mensagens do site