EU NÃO VOU MAIS À IGREJA!

eu-nao-vou-mais-a-igrejaRecentemente encontrei uma jovem que frequentava a mesma Igreja que eu. Ao proferir saudações e questioná-la pelo “sumiço”, ela respondeu algo de maneira direta e bem declarada: EU NÃO VOU MAIS À IGREJA! Veio uma tristeza tremenda em meu coração quando ouvi isso. Minha reação foi imediata, e ela, não deu tempo para eu falar um pingo sequer. Despejou suas mágoas, abriu os curativos das feridas abertas, valorizou picuinhas e me ofendeu como louco de continuar nesta Igreja.

Tenho notado que meus textos estão longos, talvez cansativos para uma leitura para meditação. Até o nosso querido irmão Alenir José Simões Marto fez uma observação quanto a uma referência bíblica que escrevi errado em um texto anterior. Puro descuidado da minha parte. Com isso, quero dizer que hoje vou ser breve! Vou concentrar-me e escrever apenas o necessário, assim como foi minha resposta para essa jovem. Minha resposta foi rápida, sem nhênhênhê!

Em resumo, ela me forneceu informações de sua desistência de frequentar a casa de DEUS: porque as pessoas são erradas, falsas, adúlteras, desviam dízimos e ofertas. Ela disse que as pessoas do mundo dão maiores lições de caráter do que os membros da Igreja.

De cara, pude ter uma noção exata do seu problema. Deus está pronto para realizar a SUA vontade sobre nossas vidas, e muitas pessoas têm saído da Igreja em conflito com a vontade de DEUS: “que se faça a MINHA VONTADE do EU quero assim”. As pessoas quando não recebem tal bênção, se desviam dos caminhos de Deus; se decepcionam e deixam de confiar no Dono do ar que respiramos. Mas, esse não é o caso dessa jovem. Ela saiu porque estava decepcionada por atitudes humanas. Sua frustração não era com DEUS. Com todo carinho do mundo precisarei dizer estas palavras duras: QUEM SAI DA IGREJA POR CAUSA DAS PESSOAS, É PORQUE NUNCA TEVE UM ENCONTRO REAL COM DEUS. Frequento uma igreja desde que nasci e isso não me faz melhor que ninguém. Mas nesses 30 e poucos anos dentro da Igreja, ouço que o motivo que me leva ir à Igreja é adorar ao Criador! Eu pecador me junto a outros pecadores em reconhecimento que DEUS é piedoso e bondoso. Salvou-me da morte eterna e O louvo por essa chance de vida. Essa querida jovem – naqueles anos que frequentou a Igreja – estava preocupada com os pecadores e não com o Pai dos pecadores.

Essa jovem pegou firme no meu braço e chacoalhou dizendo: NÃO ESTOU CERTA?

Respondi:

– Você está totalmente ERRADA, assim como as pessoas que erraram com você. Se eles transgrediram leis desobedecendo a Deus, você também está desobedecendo. Os verdadeiros cristãos sempre obedecerão a Bíblia; e a Bíblia nos ordena ir à Igreja! Jesus nunca deixou de ir à igreja, mesmo que ela estivesse cheia de escribas e fariseus; além disso, Ele disse que até o fim dos tempos haveria na igreja, lado a lado, o joio e o trigo.

História:

Certa vez, um jovem pediu para seu Pastor tirar o nome dele da Igreja. “Nesta igreja só tem coisa errada, brigas, falsidade e gente sem moral”, disse o revoltado rapaz. O Pastor imitou a Jesus com uma parábola. Contou que a igreja é um navio no grande mar. Estamos num barco rumo ao Porto Seguro.

O Jovem tinha um coração orgulhoso e disse:

– Olha Pastor, na boa! Do jeito que está, PREFIRO IR NADANDO. Será que consigo chegar ao Porto Seguro por minhas forças? Vou de bote; nado… sei lá; pego carona com um golfinho, mas nesse barco aí que representa a igreja: tô fora!

O Pastor, com a maior CERTEZA DO MUNDO, respondeu para aquele jovem:

– Sim, é possível que uma pessoa atravesse o mar a nado ou da maneira que você relatou. Mas, ainda, o navio é o mais seguro. O casco do navio protege das ondas e das águas geladas do Ártico. Ele não permite que um tubarão te devore.

E completou:

– Sim, jovem, talvez você consiga! Vai arriscar?

Toda vez que me lembro dessa história, me surpreendo com o tanto de pessoas que têm pulado do Navio, se arriscando…

Lembro-me da história de uma música que diz que a Ovelha Errante se afastou dos caminhos e do Aprisco. Sem notar se perdeu em meio à noite escura. Quis voltar e não conseguiu. Sentiu um desespero ao sentir o frio gelado, o frio da morte. Perguntou-se da tolice de ter ido longe demais.

Oro a DEUS para que esta mensagem chegue a um coração cansado da Igreja. Pessoas que não conhecem o frio congelante da solidão própria e o extremo vazio das coisas de Deus que o Mundo oferece naturalmente. Hoje estamos de pé, mas para cairmos basta um tropeço. Meus queridos, louvemos a Deus por hoje estarmos abrigados nos Braços de Amor de um Pastor de Amor. Se você está na Igreja, lute e permaneça. Se estiver fora, volte!

Muitas bênçãos Deus tem preparado para aqueles que permanecem EM SUA CASA.

Louvado seja o Senhor por ainda desfrutarmos desse privilégio.

Abraço caloroso deste pecador como você, que…

… deseja habitar na casa do Senhor por longos dias, amém! (Salmo 23:6)

Roberto Passos

Clique aqui e baixe gratuitamente o livro A Única Esperança

Vem aí uma programação imperdível! 24h Conectados Com Deus! Saiba mais clicando aqui.

Assista ao vídeo “Ovelha Errante – Regina Mota”

The following two tabs change content below.
Nasceu em São Paulo, na cidade de Barueri. Atualmente reside na cidade de Cotia, próximo da Grande São Paulo. Destacou-se com a qualidade de diversos trabalhos na internet por seu profissionalismo e dedicação. Adventista de berço, colabora significativamente em projetos missionários da sua área de atuação.

Latest posts by Roberto Passos (see all)

Receber lindas mensagens do site