OS SONS DO SILÊNCIO

os-sons-do-silencioBom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio. Lamentações 3:26.

No mundo dos insetos a comunicação pode acontecer no mais completo silêncio. Algumas aranhas puxam um fio de seda para chamar a atenção de outra aranha. Um macho avisa que está por perto, puxando um fio da teia de uma aranha fêmea. Se ela não estiver a fim de namorar com ele, avisa-o através de uma vibração pouco animadora, na teia. As formigas “conversam” tocando-se com as antenas ou usam perfume, os feromônios, para marcar pistas.

“Conversa” entre os bichos é algo que só acontece quando há necessidade. Mesmo os insetos sociais, abelhas, cupins e vespas, só “batem papo” quando precisam avisar de um perigo, acasalar ou dizer onde há comida. O silêncio faz parte do mundo deles. Entre nós, porém, o barulho é tanto que a Organização Mundial de Saúde já avisou que 10% da população do mundo todo sofre de algum tipo de surdez. Em nosso país, cerca de 15 milhões de pessoas sofrem com o problema.

O som mais fraco que conseguimos perceber é de 10 db (decibéis), ou a metade do ruído produzido pelo tique-taque de um relógio de pulso. Conversando numa rodinha de amigos, o máximo que se atinge é 60 db. Mas num concerto de rock a barulheira ultrapassa os 100 db. Já a máquina de furar asfalto vai a 120 e o canto da baleia-azul pode atingir 180 db. Isso é mais alto do que o fogo de uma artilharia. Acontece que ruídos superiores a 90 db prejudicam seriamente o ouvido e fazem da pessoa um candidato a algum tipo de surdez.

É impossível não ouvir ou não fazer algum tipo de barulho. Além de tudo, tem horas que isso é muito bom, brincando na água ou participando de alguma atividade em grupo. Mas a cada dia precisamos ouvir também os “sons” do silêncio. Entrei certa vez com uma câmera de vídeo num pedaço de mata no Amazonas. Depois ouvi sons que no momento só o microfone da câmera captou. Aquietando-nos, abrimos espaço para ouvir a voz de Deus. Isso pode acontecer ao contemplarmos a natureza, o céu estrelado ou os movimentos de uma pequena ave; enquanto lemos a Bíblia ou quando meditamos na pessoa de Jesus Cristo.

Pare e espere. Nas ondas do silêncio você vai ouvir os passos de Deus e os sons de Sua voz. Para nunca esquecer.

Salmo 46:10 – “Aquietai-vos e sabei que sou Deus. Silêncio!”

Habacuque 2:20 – “O Senhor está em Seu santo templo. Cale-se diante d’Ele toda a Terra”.

Salmo 19:1-4 – “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz…”.

Fonte: Inspiração Natureza Viva

The following two tabs change content below.
Sou amiga da esperança e apresento-a a todos que, de alguma maneira, passam pelo mesmo caminho que eu. Transformei minhas limitações em motivações para ir além, por isso estou aqui e ainda não é o fim! ❤
Receber lindas mensagens do site