PRIMAVERA – TEMPO DE FLORESCER

Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chegou e a voz das pombas ouve-se na terra. – Cantares 2:12. Este é o anúncio de Deus declarando a chegada da mais bela e exuberante estação do ano: a primavera.

Esta estação mostra de forma extravagante a beleza, a diversidade e o perfume das flores e, sem medo de errar, posso dizer que Deus é apaixonado por flores.

Qualquer pessoa que já tenha lido as primeiras páginas da Bíblia se surpreenderá com o fato de que Deus criou o homem e não o levou para morar na cidade, casa, ou palácio, mas sim o pôs em um jardim. Em Gênesis 2:15, diz: tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden, para o lavrar e o guardar.

Dentre os muitos nomes que a Bíblia, simbolicamente, aplica a Jesus Cristo, um deles é: Lírio dos Vales e, outro, Rosa de Saron, que são duas das mais lindas flores já vistas na terra.

Outra curiosidade é que nós, individualmente, ou em comunidade, somos chamados em diversas partes da Bíblia de flores, ou ainda, de jardim de Deus. E, neste entendimento, devemos então florescer, exalar beleza e os bons perfumes no meio em que vivemos.

Cito algumas expressões bíblicas que comprovam essa tese.

Isaías 27:6 – Israel lançará raízes, florescerá e encherá de fruto a terra.

Salmos 92:12 – O justo florescerá como a palmeira.

Provérbios 14:11 – A tenda do justo florescerá.

Florescer quer dizer: produzir, distinguir-se, prosperar, ter um bom nome, ter sucesso, felicidade, paz, alegria e vitória. Todas essas coisas são como flores que devem crescer no jardim da nossa vida. Um jardim bonito é um jardim cuidado! O próprio Deus deu a ordem: “lavrar e guardar”.

Caminhando dentro desta metáfora, vamos entender alguns cuidados espirituais que precisamos ter em nossas vidas para florescer.

  1. a) Todo jardim precisa de irrigação: e Jesus nos disse que a sua palavra é como a água viva e, por isso, devemos ser irrigados com os ensinos e princípios que Ele nos deixou.
  2. b) Todo jardim precisa de luz (claridade): e Jesus disse que Ele mesmo era a luz do mundo. Necessitamos desta luz em nossas vidas, escolhas, decisões e ações.
  3. c) Todo jardim precisa de adubação (fertilizantes): e a Bíblia nos ensina em Romanos 4:20 que devemos ser fortalecidos e fertilizados na fé, que nos fará fortes para expressar a beleza de uma vida vitoriosa.
  4. d) Flores no jardim precisam de podas: e Jesus nos disse que aqueles que são seus discípulos precisam ser limpos e podados para produzirem mais. Essas podas podem representar certas coisas que precisamos renunciar, como atitudes que prejudicam e que precisamos cortar de nossas vidas.

E, por último, todo jardim com flores precisa de um olhar carinhoso e atento do jardineiro, assim Deus, com seus olhos de eternidade, nos garante na sua palavra no Salmos 33:18 que seus olhos estão sobre os que o temem e sobre os que esperam na sua misericórdia. Ele é o cuidadoso jardineiro celestial.

Então, amigo leitor, ouçamos o anúncio da chegada da primavera e cultivemos o jardim espiritual de nossa vida. É tempo de cantar, é tempo de crescer, é tempo de prosperar, é tempo de paz, é tempo de vida! Alegre-se, uma primavera está chegando para você. Vamos florescer em Deus.

Fonte: Pr. Vilmar Dacampo

Assista ao clipe “A Primavera Vai Chegar” – Leandro Borges

 

The following two tabs change content below.
Sou amiga da esperança e apresento-a a todos que, de alguma maneira, passam pelo mesmo caminho que eu. Transformei minhas limitações em motivações para ir além, por isso estou aqui e ainda não é o fim! ❤

Latest posts by Flavinha Couto (see all)

Receber lindas mensagens do site