QUERO OLHAR PARA JESUS

quero-olhar-para-jesusTexto: Hebreus 12:1-3

Conta-se que algum tempo depois de concluir a sua famosa obra “A Última Ceia”, Leonardo Da Vinci ouviu um grupo de monges comentando o valor dessa pintura. Um deles elogiou este aspecto, e outro aquele lá; mas todos concordaram que a parte mais impressionante da obra era a bela toalha que cobria a mesa da ceia.

Nunca fora intenção do artista que a toalha se tornasse o centro da atração (o alvo principal dos olhares das pessoas). Esse lugar pertencia a Jesus. Portanto, segundo o relato, Leonardo Da Vinci pegou o pincel e eliminou a toalha. De modo que, hoje, quando olhamos para esta pintura os nossos olhos são atraídos para Jesus.

A Atração de Jesus
“O primeiro passo rumo à salvação é corresponder à atração do amor de Cristo”. – Mensagens Escolhidas, vol. I, pág. 323. O próprio Jesus assegurou aos Seus seguidores: “E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim mesmo” (João 12:32).

Isso diz respeito à maravilhosa pessoa de Jesus como um poderoso imã, a atrair pecadores. A atrai-los para a vida eterna, uma vida plena de significado; a atraí-los para a salvação.

Alguém descreveu a pessoa de Jesus da seguinte forma: “Cristo é uma joia preciosa. Cristo é um Sol que brilha. Cristo é um jardim repleto de flores cheirosas. Cristo é uma colmeia cheia de mel. Cristo é uma estrela sempre brilhante, um ribeiro que flui sem parar. Cristo é uma rosa sempre cheia de aroma e beleza. Cristo é um fundamento que jamais pode ceder. Cristo é um guia que não se engana, um amigo que jamais nos esquece”.

Realmente, Jesus é tudo isso e muito mais. Nenhuma mente pode compreender Sua glória. Nenhuma língua pode descrever a Sua beleza, dignidade e importância. Jesus Cristo é o espelho da perfeição, a luz do Céu e a maravilha da Terra. Jesus Cristo é a obra-prima do tempo e a glória da eternidade. Jesus Cristo é o brilho da alegria e o amável Caminho da Vida.

Sua vida traz sentido à nossa existência. Seu amor aquece a nossa alma. Sua paz tranquiliza o nosso ser. Sua bondade nos conduz ao arrependimento. Seu poder transforma a nossa vida.
A Sra. Ellen White comenta no livro Caminho Para Cristo, à pág. 70: “A vida em Cristo é uma vida de descanso. Pode não haver êxtase de sentimentos, mas deve existir uma constante e serena confiança. Vossa esperança não está em vós mesmos; está em Cristo. Vossa fraqueza se acha unida à Sua força, vossa ignorância à Sua sabedoria, vossa fragilidade ao Seu eterno poder. Não deveis, pois, olhar para vós mesmos, nem permitir que o pensamento se demore no próprio eu, mas olhai para Cristo. Que o pensamento se demore em Seu amor, na formosura e perfeição de Seu caráter”.

Olhar Transformador
Num dia de inverno, o pequeno Carlinhos saiu para a igreja com um grosso capote bem fechado sobre o pescoço. Parecia-lhe que o fardo do pecado era pesado demais para ser carregado, mas ele continuou caminhando na funda neve em busca de uma igreja. Notando uma velha capela metodista, numa rua lateral, para lá se dirigiu. Encaminhando-se calmamente para o auditório, assentou-se perto dos fundos e esperou pelo Pastor.

Parecia uma eternidade. Ainda não aparecera nenhum Pastor. Talvez a tempestade lhe tivesse tornado a vinda impossível, pensava Carlinhos.
Depois de bastante tempo de espera, um membro leigo magro se levantou e, vagarosamente, caminhou para o púlpito, abriu a Bíblia e leu Isaías 45:22: “Olhai para Mim, e sereis salvos, vós todos os termos da Terra; porque Eu Sou Deus, e não há outro”.

Após ler essa passagem, aquele homem contemplou vagarosamente a congregação e notou a presença de Carlinhos. Depois de uma pausa, fixando os olhos no rapazinho, disse: “Jovem, você está em dificuldade! Você nunca sairá dela, enquanto não olhar para Jesus!”

Então, levantando as mãos e o rosto em direção do Céu, exclamou: “Olhe! Olhe! Olhe! É somente olhar!” Carlinhos estava traumatizado, fitando os arredores em busca do Salvador Jesus. Repentinamente, o peso cai-lhe dos ombros – ao contemplar o Único que pode aliviar o fardo de pecados, tristezas, decepções e o vazio existencial.

Carlinhos continuou a olhar para Jesus, conhecendo mais sobre Sua Pessoa. Ao ler a Bíblia e com Ele comungar, tornou-se apaixonadamente devotado ao seu Salvador. Assim, Carlinhos foi transformado de um rapaz assustado e miserável (sofredor) em um dinâmico pregador que conduziu milhares de pessoas a Cristo.

Essa é a experiência do famoso Charles Spurgeon – considerado o Príncipe dos Pregadores –, mas pode ser a minha e a sua experiência; é só olhar para Jesus, é só buscar nEle a força e o poder.

Ordem de Comando
O nosso texto-chave, Hebreus 12:1-2, na versão “O Novo Testamento Vivo”, afirma: “Visto que temos uma multidão tão grande de homens de fé observando-nos da tribuna principal, afastemos de nós qualquer coisa que nos torne vagarosos ou nos atrase, e especialmente aqueles pecados que se enroscam nos nossos pés e nos derrubam; corramos com perseverança a carreira especial que Deus pôs diante de nós. Mantenhamos o olhar firme em Jesus, nosso líder e orientador”.

Segundo os comentários bíblicos, o termo “nuvem de testemunhas” é uma metáfora (figura de linguagem). A ideia é tirada das competições atléticas. Os jogos Olímpicos gregos – depois chamados Olimpíada – foram durante vários séculos muito populares na região do mediterrâneo, o que tornava essa ilustração bastante familiar aos leitores hebreus.

O cristão é comparado a um atleta que faz os últimos preparativos para competir numa corrida em um estádio da antiguidade. Há muitos espectadores observando nas arquibancadas. E o cristão – na figura do atleta – tem o firme propósito de ganhar a corrida. Por um momento, ele contempla a massa de rostos que o rodeiam, como uma “nuvem”.

Essa “nuvem de testemunhas” é composta pelos incontáveis heróis da fé mencionados no capítulo 11 de Hebreus. Apesar de todos os obstáculos e desafios enfrentados, cada um deles terminou a corrida. Venceu. A sua fidelidade a Jesus e perseverança lhes proporcionaram a vitória na corrida da vida cristã.

O atleta cristão está 100% focado na vitória. E, agora, ele sabe que de maneira figurada – espiritualmente falando – todos os olhos dos fiéis de todos os séculos estão completamente fitos nele. Isso faz com que ele sinta um ardente impulso de esforçar-se ao máximo para vencer. Ele não pode decepcionar esses heróis da fé que lutaram com garra e bravura, deixando um legado precioso de fé e esperança.

E a receita infalível para a vitória, que vem do apóstolo Paulo e de todos os demais heróis da fé, é uma ordem de comando: “Mantenham o olhar firme em Jesus!”

Em algumas versões da Bíblia, o texto de Hebreus 12:2 inicia com a expressão: “Olhando firmemente para Jesus, Autor e Consumador da fé…” O verbo “olhar” está no tempo verbal conhecido como gerúndio – olhando – o que indica um presente contínuo. Significa ter olhado no passado. Estar a olhar no presente. E, também, continuar a olhar no futuro (olhando…).

Onde, Quando e Como?
O texto que estamos considerando nos diz para onde devemos olhar: para Jesus. Cristo e não o eu deve ser o centro das atenções. Devemos olhar para Jesus, e não para as nossas pretensas possibilidades. Devemos olhar para Jesus, e não para os nossos defeitos ou para os defeitos das outras pessoas.

Devemos, também, olhar para Jesus, ao invés de olhar para as nossas dificuldades e problemas. O grande pregador Moody dizia: “Quando olho para mim mesmo, não vejo como possa salvar-me. Quando olho para Jesus, não vejo como possa perder-me”.

O texto de Hebreus 12:2 também nos fala quando – em que período da vida, durante quanto tempo – devemos olhar para Jesus: Em todo o tempo, durante toda a vida cristã. Colossenses 2:6 recomenda: “Ora, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também andai nEle”. Nós olhamos para Jesus no início da vida cristã – fomos atraídos por Ele e para Ele – e devemos manter os olhos fixos em Jesus, sem jamais afastá-los de Sua maravilhosa pessoa.

“Sois justamente tão dependentes de Cristo, para viver uma vida santa, como a vara é dependente do tronco para crescer e dar fruto. Separados dEle, não tendes vida. Não tendes poder algum para resistir à tentação ou crescer em graça e santidade. Permanecendo nEle, florescereis. Derivando dEle a vossa vida, não haveis de murchar nem ser estéreis. Sereis como árvore plantada junto a ribeiros de água”. – Caminho Para Cristo, pág. 69.

O texto de Hebreus 12:2 além de dizer para onde devemos olhar e quando – em que tempo – devemos olhar, destaca o modo como os nossos olhos devem incidir sobre Jesus: “Firmemente”. Não se trata de um olhar furtivo e passageiro! Não se trata de um olhar casual e inconstante! Tem que ser um olhar firme, constante, sem vacilações!

Experiência: Como disse antes, os gregos apreciavam as competições atléticas e, por isso, muitas de suas lendas estão relacionadas com elas. De acordo com uma dessas lendas, havia uma linda princesa chamada Atalanta, que por causa da sua beleza, era muito cortejada pelos rapazes.

Para escapar do assédio, Atalanta, que era uma exímia corredora, desafiou todos os seus pretendentes para disputarem uma corrida com ela. O prêmio oferecido ao vencedor era ela mesma (viria a se casar com aquele que a vencesse na disputa). Mas, não ganhar a corrida resultaria na morte do perdedor.

Segundo a lenda, devido à sua beleza, muitos atletas tentaram vencê-la, mas todos eles perderam. Até que certo dia apareceu Hipômenes. Ele aceitou o desafio e, no dia da corrida, compareceu ao estádio com três pequenas maçãs de ouro em suas mãos. Os espectadores que observavam os concorrentes ficaram curiosos de saber para que eram aquelas “maçãzinhas”. Logo eles iriam descobrir o motivo.

À medida que os corredores se apressavam na pista, Atalanta, sendo a mais veloz entre os corredores, tomou a dianteira e começou a afastar-se de Hipômenes. Foi aí que ele atirou uma das maçãs de ouro na pista de corridas, à sua frente. Vendo a maçã rolar, Atalanta hesitou momentaneamente e, depois, se deteve e pegou-a bem depressa. Nesse ínterim, Hipômenes passou à sua frente.

Como era bem mais veloz, Atalanta recuperou a posição perdida. A essa altura, Hipômenes atirou então a segunda maçã de ouro na pista de corridas. Atalanta afrouxou novamente o passo e agarrou a maçã, e Hipômenes, novamente, assume a dianteira.

Os concorrentes agora aproximavam-se da reta de chegada. Atalanta recuperou a dianteira como antes e, nesse momento, Hipômenes lançou a última das três maçãs na pista de corridas. Desta vez a hesitação da moça foi maior: Será que conseguiria apanhar a maçãzinha de ouro e ainda assim ganhar a corrida? Ela raciocinou que já o fizera duas vezes antes, recuperando a sua posição, e que, portanto, poderia fazê-lo novamente. Engano fatal: Hipômenes assumiu a dianteira e ganhou a corrida.

Apelo
Em alguns aspectos, a corrida cristã se assemelha à competição entre Atalanta e Hipômenes. Satanás sabe que se conseguir desviar os nossos olhos de Jesus, poderá fazer com que percamos a carreira cristã. Não é à toa que o nosso texto-chave fornece como receita infalível para a vitória na vida cristã, a seguinte estratégia: “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus”.

Temos que olhar e manter os olhos fixos em Jesus até o final da “corrida cristã”. Não podemos, um momento sequer, retirar os olhos de Jesus! Desviar os olhos de Jesus significa derrota, pecado, naufrágio espiritual, morte eterna! Por outro lado, olhar para Jesus significa vitória, paz, segurança, poder, salvação, vida eterna!

Continuemos a olhar para Jesus, pois Ele é tanto o Autor – Aquele que dá origem à nossa fé – como o Consumador: Aquele que dá o acabamento, a forma final, à nossa fé.

Atreva-se a olhar para Jesus e contemplar Seu maravilhoso olhar.

Roberto Passos

Clique aqui e baixe gratuitamente o livro A Única Esperança

Mensagem musical: “Seu Maravilhoso Olhar”

The following two tabs change content below.
Nasceu em São Paulo, na cidade de Barueri. Atualmente reside na cidade de Cotia, próximo da Grande São Paulo. Destacou-se com a qualidade de diversos trabalhos na internet por seu profissionalismo e dedicação. Adventista de berço, colabora significativamente em projetos missionários da sua área de atuação.

Latest posts by Roberto Passos (see all)

Receber lindas mensagens do site