UM CORAÇÃO COMO O SEU

um-coracao-como-o-seu-textoO que aconteceria se por um dia Jesus se convertesse em você?
Que tal se por vinte e quatro horas Jesus se levantasse de sua cama, andasse com seus sapatos, vivesse em sua casa, e seguisse seu horário?

Neste caso, seu chefe seria o chefe dEle, sua mãe seria a mãe Dele, suas dores seriam as dEle? Com uma exceção, nada em sua vida muda. Sua saúde não muda. Suas circunstâncias não mudam. Seu horário não se altera. Seus problemas não se resolvem. Só ocorre uma mudança.

Que tal se, por um dia e uma noite, Jesus vivesse sua vida com o coração dEle? O coração que você tem no peito tem o dia livre e sua vida é dirigida pelo coração de Cristo. As prioridades dEle governam suas ações. As paixões dEle impulsionam suas decisões. O amor de Cristo dirige sua conduta.

Como seria? As pessoas notariam alguma mudança? Sua família, veria algo novo? Seus colegas de trabalho perceberiam alguma diferença? Que tal os menos afortunados? Você os trataria da mesma maneira? Que tal seus amigos? Detectariam mais alegria? Que tal seus inimigos? Receberiam mais misericórdia do coração de Cristo do que do seu?

E você? Como se sentiria? O que essa mudança alteraria no seu nível de tensão? Em seu aspecto? Em suas explosões temperamentais? Dormiria melhor? Veria o pôr-do-sol diferente? A morte? Os impostos? Necessitaria de menos aspirinas e calmantes? Que tal sua reação às demoras no trânsito? (Isso dói, não?) Temeria ainda o que hoje teme? Melhor ainda, continuaria fazendo o que está fazendo?

Faria o que você planejou pelas próximas vinte e quatro horas? Detenha-se e pense em seu horário. Obrigações, encontros, saídas, compromissos. Com Jesus apoderando-se de seu coração, mudaria alguma coisa?

Continue pensando nisto por um momento. Ajuste a lente da sua imaginação até que tenha um quadro claro de Jesus guiando sua vida, então aperte o obturador e fotografe a imagem. O que você vê é o que Deus quer. Ele quer que você pense e atue como Jesus Cristo (Leia Filipenses 2.5).

O plano de Deus não é nada menos que um novo coração. Se você fosse um carro, Deus iria querer controlar seu motor. Se fosse um computador, Deus controlaria os programas e o disco rígido. Se fosse um aeroplano, tomaria assento na cabine de comando. Mas você é uma pessoa, então Deus quer mudar seu coração.

Paulo diz:
“E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem [que é ter um novo coração], que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4.23–24 ACF).

Deus quer que você seja como Jesus. Quer que tenha um coração como o Dele.

Vou correr um risco. É perigoso resumir em uma só declaração verdades grandiosas, mas vou tentar fazê-lo. Se uma frase ou duas pudessem captar o desejo de Deus para cada um de nós, diria o seguinte:
Deus o ama tal como você é, mas se recusa a deixá-lo assim. Ele quer que você seja simplesmente como Jesus.

Deus o ama tal como você é. Se pensa que Seu amor por você seria maior, se a sua fé fosse maior, está enganado. Se pensa que Seu amor seria mais profundo se os seus pensamentos o fossem, equivoca-se de novo. Não confunda o amor de Deus com o carinho das pessoas. O carinho das pessoas em geral aumenta com o desempenho e diminui com os enganos. Mas não é assim com o amor de Deus. Deus o ama exatamente como você é.

“O amor de Deus nunca cessa. Jamais. Ainda quando o desprezamos, o ignoramos, o rejeitamos, o menosprezamos, o desobedeçamos, Ele não muda. Nosso mal não pode diminuir Seu amor. Nossa bondade não pode aumentá-lo. Nossa fé não ganha Seu amor, assim como a nossa torpeza não o incomoda. Deus não nos ama menos porque fracassamos, nem mais porque triunfamos. O amor de Deus nunca cessa”.

Deus ama você tal como você é, porém se recusa a deixá-lo assim.

A Oferta de Deus Para Nós

Outro dia no parque Ibirapuera – SP eu vi uma criança de aproximadamente dois anos brincando num monte de areia. Um vendedor de sorvetes se aproximou. Vi que ela ficou olhando. Perguntei para mãe se eu podia comprar o sorvete para ela. Após comprar o doce com a autorização da mãe, fui entregá-lo e percebi que ela (a criança) estava com a boca cheia de areia.

Onde eu queria pôr algo saboroso, ela tinha colocado terra.
A rejeitei com sua boca suja? É claro que não, era uma criança adorável! Era ela menos filha de sua mãe porque sua boca estava cheia de areia? Lógico que não. Eu a deixaria com areia na sua boca? Nem pensar. Eu a presenteei com amor e carinho exatamente como ela era, porém me recusei a deixá-la como estava. A levei até uma torneira e lhe lavei a boca. Por quê? Porque o amor nos move a fazer o bem.

Deus faz o mesmo conosco. Ele nos carrega até a fonte: “Cuspa a terra, meu bem”, nosso Pai nos orienta. “Tenho coisa melhor para você”. Então nos limpa de nossa imundícia: imoralidade, falta de honra, prejuízos, amargura, avareza. Não gostamos que nos limpe; algumas vezes preferimos a terra em vez do sorvete.

“Posso comer terra se quiser!”, proclamamos e nos acabrunhamos. O que é verdade; podemos. Mas se o fizermos, nós é que sairemos perdendo. Deus tem uma oferta melhor. Quer que sejamos como Jesus.

Não são boas notícias? Você não está entalado em sua personalidade atual. Não está condenado ao “reino dos resmungões”. Você é maleável. Ainda que se tenha esmerado todos os dias de sua vida, não precisa esforçar-se exageradamente o resto de sua vida. E daí se você nasceu intolerante? Não precisa morrer assim.

De onde tiramos a ideia de que não podemos mudar? De onde vem afirmações como “A preocupação faz parte da minha natureza”, ou “Sempre fui pessimista. Eu sou assim mesmo”, ou “Tenho gênio ruim. Não posso evitar”.

Quem disse? Será que diríamos coisas similares a respeito do nosso corpo? “É minha natureza ter uma perna quebrada. Não posso fazer nada para evitar”. Com certeza não. Se nossos corpos funcionam mal, buscamos ajuda.

Não deveríamos fazer o mesmo com nossos corações? Não deveríamos procurar ajuda para nossas atitudes azedas? Não podemos pedir tratamento para nossos ataques de egoísmo? Com certeza podemos; Jesus pode mudar nossos corações. Ele deseja que ganhemos um coração como o dEle. Consegue imaginar uma oferta melhor?

Ainda é tempo de mudar!

No próximo texto, falarei do Coração de Jesus!

Até a próxima,

Com estima cristã

Roberto Passos

Clique aqui e baixe gratuitamente o livro A Única Esperança

Assista ao vídeo musical “Ainda É Tempo Pra Mudar – Coral Unasp”

The following two tabs change content below.
Nasceu em São Paulo, na cidade de Barueri. Atualmente reside na cidade de Cotia, próximo da Grande São Paulo. Destacou-se com a qualidade de diversos trabalhos na internet por seu profissionalismo e dedicação. Adventista de berço, colabora significativamente em projetos missionários da sua área de atuação.

Latest posts by Roberto Passos (see all)

Receber lindas mensagens do site